Estilo


Locking (originalmente conhecido como Campbellocking) é um estilo de dança funk e street dance, que hoje é também associado ao hip hop. Baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braço e mão combinado com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Os movimentos são geralmente amplos e exagerados e frequentemente rítmico e muito bem sincronizados com a música. Locking é uma actuação muito virada para o espectáculo, sempre interagindo com a plateia, sorrindo…alguns movimentos são bastante cómicos por natureza.
O nome é baseado no conceito de “bloquear” os movimentos, o que significa que existe um congelamento de um movimento rápido e “bloqueio” em uma determinada posição, mantendo essa posição por alguns instantes e depois continuar na mesma velocidade de antes. Esses movimentos criam um forte contraste em relação a muitos movimentos rápidos que são de outra forma completamente realizada de forma contínua, combinada com o desempenho em estilo de mímica e actuar para o público e outros dançarinos. Locking inclui movimentos bastante acrobáticos e fisicamente exigentes, tais como aterrar de joelhos e a seguinte separação. Esses movimentos muitas vezes necessitam de protecções de joelhos.
Um Locker é um dançarino de Locking. Lockers normalmente vestem-se com um estilo próprio, como roupas coloridas com listas e suspensórios.
O início do Locking pode ser atribuído a um homem, Don Campbell. No final dos anos 60, ele uniu várias danças da moda acrescentando movimentos próprios (nomeadamente o “Lock”) quando actuava. O verdadeiro Lock foi criado por acidente: Don Campbell não sabia fazer um movimento chamado de “Robot Shuffle” e parou num ponto específico. Ele não foi capaz de realizá-lo fluentemente, pois ele não se conseguia lembrar qual o passo que devia tomar. A tal paragem tornou-se popular e Don adicionou-a nas suas actuações. A dança resultante foi chamada Campbellocking, que mais tarde foi encurtado para Locking. No início dos anos 70 surgiram um conjunto Grupos de Locking, nomeadamente o grupo de Campbell - The Lockers.

E.Faldela

Sem comentários: