UNIÃO VS EXCLUSÃO - MC RUZE - COIMBRA


Lançado desafio musical a jovens do Bairro da Rosa

“Coimbra unida contra a exclusão social” é um projecto do músico de hip hop Mc Ruze

O músico conimbricense Rui Rodrigues, mais conhecido pelo nome artístico Mc Ruze, quer envolver no projecto “União vs Exclusão” os mais jovens moradores do Bairro da Rosa.

O desafio foi lançado ontem na sede da associação InRealidades (Bairro da Rosa) e na sessão de apresentação do projecto actuaram Mc Ruze e os músicos convidados Mabro, Dj Sweat, MXL e Sasi, tendo os jovens recebido cópias do álbum “1440 Minuto a Minuto”, primeiro trabalho do músico, lançado em 2007.

“Coimbra unida contra a exclusão social” é uma iniciativa de Mc Ruze, fruto da parceria com a associação “InRealidades”, e que vai consistir, numa primeira fase, na organização de um concurso de Mc’s, “União vs Exclusão”, dirigido aos jovens residentes do Bairro da Rosa, com o objectivo de descobrir novos talentos da música e dar oportunidade de mostrarem que «também há coisas boas» em bairros problemáticos como este.

Assim, o desafio lançado aos jovens vai passar pela gravação de um tema musical, subordinado ao ema principal do concurso, a ser entregue até ao dia 31 de Agosto na associação InRealidades.

Os temas serão avaliados pelo conteúdo da música e ainda pela fluidez da rima. Após a decisão do júri, a 15 de Setembro, o vencedor terá a oportunidade de gravar um EP intitulado “União vs Exclusão”, juntamente com Mc Ruze e outros artistas que também participaram no primeiro álbum do músico.

A última fase do concurso vai culminar na festa de lançamento do EP a realizar no Bairro da Rosa, com a actuação de todos os músicos que integraram o projecto.

O concurso, inserido na iniciativa “Coimbra unida contra a exclusão social”, partiu da necessidade de «dinamizar o Bairro da Rosa e interagir com os seus jovens», de forma a combater a exclusão social que acontece na zona.

«É uma responsabilidade social, ao mesmo tempo que é também uma forma de tirar a Coimbra os aspectos negativos, mostrando uma outra faceta».

in Diário de Coimbra, 18/07/2009, por Vera Santos


Sem comentários: