Expressão

"Di nós ta dá pa badja." (Criolo Caboverdiano)

Significado: (A nós ninguém joga para baixo)

Apesar de necessitarmos de viver numa comunidade, não precisamos de viver do que os outros dizem.
Para mim essa frase explica muito sobre quem somos nós somos. A verdade é que, em toda nossa vida, sempre foi sempre precisamos da opinião dos outros nos sentirmos melhor com nós próprios. Esse sempre foi o erro do ser humano. O paradigma do comportamento humano remete ou para a superioridade ou para a inferioridade. E ninguém pensa na igualdade? Por essa falha, temos ricos e pobres, fortes e fracos, guerra e paz. Temos a Troika e a União Europeia, para nos colocarem mais em baixo, porque dependendo "Deles" para nos dizerem o que fazer. Se todos nós fôssemos capazes de tomar decisões sem pedir opiniões, talvez hoje cada um fosse responsável por si e não por um país.
Saber de onde vem e para onde vai, saber o que quer e o que pode dar são os primeiros passos para o homem ser autónomo e racional. Nós temos, muitas fraquezas e uma delas é acreditar em algo superior a nós, que nos pode proteger ou julgar. Sempre ouvi dizer que os homens é que  fazem as leis, leis que por eles próprios são corrompidas. Como podemos nós dar exemplo, se não aceitamos as nossas próprias leis?
Todos aqueles que um dia lutaram pelos seus ideais, hoje estão encarcerados num buraco de ingratidão e escuro de ódio provocado pela ganância que banha os corações humanos. Isto implica dizer uqe o esforço esbanjado e devotado dos nossos heróis foi apenas um ato de diversão dos manobradores de marionetes.
Por isso eu apelo a todos corações feridos e ensaguentados pelas encruzilhadas da vida que foram plantadas pelo governo, que não desistam, que não se deixem ir a baixo. Ergam a cabeça e VÃO EM FRENTE!!!!


E. Faladela

Sem comentários: