Diário de Viagem #6

Dia de Páscoa. Acordei um pouco de ressaca como devem imaginar. Fomos almoçar a casa de uma amiga. Ela é metade portuguesa, metade luxemburguesa. Todos ficaram admirados de eu pedir agua em vez de aperitivo. Mas como ja estava a advinhar a tarde que ia ter, decidi preservar antes que remediar. Depois de uns aperitivos e uns copos de agua misturados com perguntas sobre mim e conversas sobre spas e tratamentos de relaxamento e de emagrecimento, passámos para a mesa. O anfitrião da casa era o padastro desta nossa amiga. Um luxemburguês italiano que trabalha na area de restauração e que tem um profundo conhecimento sobre comida e vinho. A mãe da nossa amiga uma portuguesa de gema que veio para este país aos 17 anos, é muito simpática e preparou-nos uma saborosa feijoada a brasileira. Enquanto o Pascal ( o anfitriao italiano) nos dava um workshop sobre vinho, falando dos diferentes tipos de castas e das suas diferenças, provamos e desgustamos varios vinhos diferentes, alguns com mais de 15 anos e mais de 15% de alcool. O que se destacou foi o famoso vinho Sagrantino vindo de Italia.
Um momento que se destacou foi, a mae da nossa amiga nos confessar aue tinha encontrado um saco de erva na rua. Ficamos todos admirados, até o irmão da nossa amiga nao queria acreditar no que estava a ver. Para rematar o padastro agarrou no saco e enrolou um charro. Quando as crianças sairam ele acendeu o dito e foi tradicionalmente passando pelas pessoas (excepto eu, a mae e as tias da nossa amiga). Depois voltamos a pesticar, desta vez queijos e bebemos mais vinho sagrantino e grappa, a aguardente italiana.

Almoço espetacular, saimos logo a tempo do jantar, como costuma acontecer nos dias de pascoa. Foi um dia cheio (de comida e bebida).

Sem comentários: